Quem é o diabo?

Aproveitando que há pouco tempo assisti um dos filmes desse post e que o diabo é um assunto frequente em filmes de terror, resolvi fazer uma pequena listinha com filmes sobre exorcismo. E tem alguns spoilers no post, mas nada que eu acredite ser muito grave.
Separe os crucifixos e a água benta e veja as dicas.
emily rose


  1. O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose, 2005)
O filme é sobre a história de uma jovem religiosa, correta, estudiosa, uma garota perfeita que de uma hora para outra, passa a ter estranhos sintomas. A jovem acaba morrendo no final de muitas tentativas de encontrar a cura de seu mal e a partir daí que surge a grande questão do filme e aquilo que considero o melhor dele.
Emily Rose era doente ou estava possuída pelo demônio?
Acontece um julgamento em que uma ambiciosa e cética advogada interpretada pela brilhante Laura Linney, aceita a defesa do padre que é acusado de negligência e homicídio culposo pela morte da jovem, e com isso durante todo o filme são apresentadas provas de quê ela morreu mesmo pela negligência do padre, que teria feito Emily interromper o tratamento medicamentoso pois acreditava mesmo que ela estava possuída logo, não estaria doente e não deveria tomar os remédios. A defesa não tem provas concretas de que ela estava possuída e mesmo com várias tentativas de mostrar que aquilo tudo não era uma "viagem" da família e do padre, ela usa a fé e o fator emocional para convencer o júri.
O lado negativo do filme na minha opinião é ter usado o lado da defesa como o lado bom e o lado da acusação como o lado mau, sendo que com tudo o quê não se sabe sobre o quê aconteceu, o ideal teria sido colocar ambos os lados em pé de igualdade. É lógico que é um filme e filmes tendem a romancear muito tudo mas eu acredito que teria sido mais interessante deixar para o público a decisão do que acredita e não enfiar goela a baixo todo o lance de que ela estava mesmo possuída pelo demônio.
E na verdade outro fator que me faz gostar muito do filme é que é baseado em fatos reais, eu gosto muito de filmes que se baseiam em fatos reais.  Para quem se interessar é baseado na história da alemã Annaliese Michel. No caso real, a jovem passa a mostrar sintomas de graves problemas psiquiátricos e tentou várias possibilidades de tratamento, não encontrando nada satisfatório e concluindo que precisava de um exorcismo. Ela acaba morrendo por um grave quadro de desnutrição já que a jovem se recusava a comer. Existe na internet, imagens e gravações bastante assustadoras da garota. No caso, não só os padres (não era só um), mas também a família acaba sendo acusada por negligência. O filme acaba sendo um tanto tendêncioso em relação ao lado religioso da história mas lendo principalmente sobre o caso real, percebemos que é complicado acreditar 100% em qualquer um dos lados.
emily rose

emily rose

  2. O Exorcista (The Exorcist, 1973)
Este é um dos primeiros filmes que me botou medo de verdade e eu tenho este livro na minha estante desde muito jovem e nunca tive coragem de ler. Eu não tenho medo deste tipo de coisa, vejo filmes de terror de modo bem tranquilo e na verdade me divirto bastante, é o meu gênero favorito - se não fosse este blog não existiria, mas por algum motivo este filme me assustou muito. Ainda me deixa incomodada na verdade, tanto que vi poucas vezes. O filme é sobre a história da jovem Regan McNeil (interpretada pela Linda Blair que ficou estigmatizada por este papel eternamente), que aparentemente do nada começa a ter comportamentos e sintomas estranhos. No início ela faz diversos exames e desconfiam que ela está passando por algum quadro psiquiátrico grave, e mais uma vez como no exorcismo do outro filme, não chegam a conclusão nenhuma e resolvem que é o caso de uma possessão demoníaca e chamam padres para expulsar o demônio do corpo da jovem. Durante o filme temos um festival de cenas clássicas e absurdas como levitações, vômitos, auto mutilação, línguas estranhas, todo tipo de xingamento e pescoços dando voltas completas (umas das melhores e mais icônicas cenas do mundo dos filmes de terror)
exorcista

No fim das contas é um dos grandes clássicos do terror, considerando a época em que foi lançado e o trabalho que foi feito, eu não me sinto no direito nem de fazer reclamações sobre o filme, é incrível, e acrescentou muito ao gênero.

exorcista

exorcista

3. O Ritual (The Rite, 2011)
Este filme ele já começa com uma vantagem gigantesca chamada Anthony Hopkins. É o famoso se tudo der errado ainda tem o Anthony Hopkins para salvar e é exatamente o quê acontece. O filme também é baseado em um livro chamado The Rite: the making of a modern exorcist de Matt Baglio, confesso que nunca tinha ouvido falar do livro e bateu uma curiosidade, se eu chegar a ler contarei aqui para vocês. É também baseado em uma história real, e mais uma vez dá aquela sensação de que como isso pode ser real? Mas enfim, voltando ao filme, um jovem quase padre começa a questionar sua fé (como acontece no exorcista também, engraçado como os enredos se repetem de certa forma), mas devido a situações acaba sendo persuadido a não desistir ainda e então vai parar em um curso sobre exorcismo, por que nada melhor para devolver a fé de um futuro padre do que mostrar pessoas possuídas para ele (ai essa lógica radical dos católicos). O jovem Michael é levado ao Padre Lucas que é um renomado exorcista e então presencia uma sessão de exorcismo com uma jovem de 16 anos, grávida após ter sido estuprada pelo próprio pai. Apesar das cenas estranhas ele tem suas dúvidas, afinal ser estuprada pelo pai e engravidar deve mexer com os parafusos de alguém, certo?
o ritual

A moça acaba piorando, aborta o bebê e morre, o quê faz o Padre Lucas se sentir muito mal e faz Michael começar a considerar aquilo tudo. E tudo muda quando ele vê que o Padre Lucas começa a se comportar de forma estranha e agora é ele que está possuído pelo demônio. E isso faz valer o filme mais do que tudo por motivos de Anthony Hopkins possuído pelo demônio, pois isso vale cada segundo do filme, mesmo aqueles em que o filme parecia lento e que nada demais acontecia.
O jovem padre resolve que ele mesmo irá fazer o exorcismo o quê causa muitos questionamentos já que há pouquíssimo tempo ele era um homem praticamente sem fé e o demônio bem que se aproveita muito bem disso, o quê faz termos aqui ótimas cenas. Ele vai em frente e depois de tudo o quê vê recupera a sua fé (lógico!). E para quem se interessar o padre jovem é interpretado pelo Colin O'Donoghue e a repórter que o acompanha o tempo todo pela Alice Braga. Não é o melhor filme do gênero mas vale a pena.
o ritual

o ritual


Nenhum comentário:

Postar um comentário