Lembro me quando saiu o primeiro trailer do filme, no caso este trailer aqui, e minhas expectativas foram parar no teto, pensei eu, "um filme diferente, ter outra abordagem, acho que vão acertar em cheio."
Pois então veio Batman vs Superman e aquela confusão toda e resolveram que iam fazer uma baita modificação no filme, filme que já deveria estar bem avançado, foi quando soltaram outro trailer que já parecia de um filme bem diferente, mas parecia bom ainda, só que eu caí numa armadilha, afinal uma boa edição com uma boa música engana quase qualquer um.
Mais e mais ações de marketing foram surgindo e confesso que minha expectativa foi caindo mas eu não dei muita bola, resolvi que ia ver o filme sem esperar que fosse uma obra prima, ou que fosse uma bomba, não achei que seria qualquer um desses, de fato não é uma obra prima, e não chega a ser uma bomba, o problema é que não chega a ser tão ruim, mas não está tão longe de ser uma bomba.
Minha primeira reação foi que o filme me lembrou esses filmes despretensiosos que vemos na sessão da tarde, nos divertimos mas é só isso, não damos muita bola se eles são bons ou fazem algum sentido em seus universos.
O grande problema aqui é que a DC já sofreu aquela confusão toda com o Batman vs Superman então o medo de errar aqui foi tão grande que acredito que deixaram tudo pior, se é que esse medo que não causou todo o problema.
Para começar, esquadrão suicida tem um roteiro ridículo, sério, como alguém aprovou essa m&**@ !?!?!?!
Os irmãos vilões do filme são ridículos, enquanto que um é um monstrão enorme que destrói coisas como se fossem todas de papel mas é derrotado com uma mini granada, a outra simplesmente não faz sentido. Magia tem uma aparência muito bacana, a do inicio principalmente que é bem soturna, mas ela não parece ter plano, motivação, ela simplesmente resolve que vai destruir o mundo por que o mundo não venera mais ela como antes, então não vão venerar mais ninguém. Na maior parte do tempo eu senti vergonha alheia dessa personagem.
Outro personagem que no inicio parecia ter potencial mas deram soluções fáceis, preguiçosas e sem sentido foi o El Diablo. O que fizeram com ele da metade do filme pro final? Uma lavagem cerebral? E aquela cena ridícula em que o Pistoleiro vai provocar ele para que ele use os poderes? Nossa...parece que um moleque de 12 anos escreveu o roteiro. Sem contar o desfecho do personagem que não condiz em nada com o personagem que foi apresentado na primeira parte do filme.
E desde quando o Coringa se importa com alguém? Tipo ele tá pouco se lixando pra Arlequina, não faz o menor sentido toda aquela cena de homem apaixonado que faz tudo por sua mulher, ele é o FUCKING CORINGA, ele maltrata ela, ele destruiu a mente dela, ele tá nem aí pra ela, mataria ela 50 vezes e não se importaria com isso. Sério quem escreveu isso já leu alguma HQ com o Coringa e a Arlequina antes?
Por sinal eu conseguiria excluir quase todas as cenas do Coringa por que elas estão tão fora do contexto do filme, simplesmente não se encaixam, ou são ruins e previsíveis mesmo. Não digo que foi culpa do ator, apesar de eu ter tido a impressão de que ele não achou o tom do personagem mesmo, mas pode ser por causa da edição do filme, de qualquer forma o Coringa apresentado foi fail, por que os trailers e toda campanha de marketing mostrando Coringa o tempo todo e a participação dele no filme nem faz diferença alguma, pode cortar todas as cenas dele que o filme anda do mesmo jeito.
As soluções desse filme são preguiçosas demais, como um grupo de vilões, assassinos e tudo mais que só querem fazer algo para se dar bem, iriam se arriscar para salvar a pele do Rick Flag, por que ele fez um discurso choroso de homem que que quer salvar a mulher que ama? (por sinal que casal insosso). E quem vier falar que eles fizeram isso por que queriam fazer algo que desse uma boa imagem a eles....ah por favor, não estamos falando de um grupo de vilões ladrões de galinha aqui.
Por sinal é nítido em vários momentos que temos a colagem de mais de um filme, por que em alguns momentos eles são o que são, vilões que não se importam com nada e em outros são mais bonzinhos que todos os heróis da DC.
Para falar que não tem nada de bom no filme, a dupla Pistoleiro e Arlequina desempenharam bem seus papéis na medida do possível (mas convenhamos, dá pra botar uma roupa mais funcional nela e menos vender produto pra punheteiro, por favor estamos em 2016). Eu consigo ver alguma salvação para eles se pensar num roteiro bem desenvolvido, até por que os atores conseguiram mostrar coisas interessantes sobre seus personagens.
Alguns outros personagens foram bem, principalmente Amanda Waller por que Viola Davis consegue salvar qualquer coisa, disparada melhor coisa do filme, na verdade a melhor coisa do filme é a interação dela com Bruce Wayne, quero ver mais dessa guerra.
Minha conclusão é que a DC tá precisando aprender um pouco sobre roteiro e edição por que esse foi um grande problema em Batman vs Superman ( que eu gostei muito, vejo seus problemas mas gosto do filme), e um problema maior ainda nesse Esquadrão Suicida, talvez pelas circunstancias. O filme não é o pior filme de heróis que eu já vi mas não é bom, e espero que a partir de agora eles melhorem.