Perdido em Marte

E seguindo nosso especial da temporada de premiações, comecei com o filme O regresso que tem o Leonardo DiCaprio lutando com ursos e hoje falarei sobre minhas impressões sobre o belíssimo Perdido em Marte, filme de Ridley Scott (diria que um dos melhores dele em muito tempo) com o Matt Damon precisando ser resgatado mais uma vez. 


Título original: The Martian
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Drew Goddard
Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig, Kate Mara, Jeff Daniels, Michael Pena, Sebastian Stan, and Chiwetel Ejiofor.
País: Estados Unidos
Ano: 2015
Duração: 141 minutos


A primeira grande coisa do filme para mim é como ele parece bastante verossímil, mesmo que na verdade não seja. Você, coleguinha que depois de ver o filme, começou a planejar sua viagem para Marte nas próximas férias, eu diria para ir com mais calma, muito mais calma. Até por que o filme é justamente o personagem principal fazendo de tudo para sobreviver tempo o suficiente para poder ser resgatado e ir embora desse raio de planeta. 


A história do filme é sobre um grupo espacial, que fez uma viagem para explorar Marte e em determinado  momento ocorre um acidente, fazendo com quê Mark Watney, nosso herói, seja dado como morto e os seus colegas astronautas de forma muito simpática, partam de Marte, o deixando lá. 
Mas na verdade ele não morreu, e no primeiro momento pensamos, "okay, vai ser um filme sobre como ele conseguiu mais alguns dias de vida, mas vai acabar morto assim mesmo, provavelmente sofrendo muito mais". 
Ainda bem que não é bem assim, a mágica do filme é justamente como os personagens envolvidos no resgate dele e principalmente ele, procuram soluções para tudo, mesmo para coisas que aparentemente, não tem solução. Ele simplesmente não desiste. Ainda no inicio do filme ele diz em determinado momento, "eu não irei morrer aqui", e é aí que notamos que ele vai fazer o possível e o impossível para não morrer ali.


Toda a parte científica do filme, é linda. As pessoas costumam não dar muita bola para a ciência, ou então ver a ciência de modos estranhos, seja como o cientista louco, ou o cientista ateu malvadão e não é bem assim. A ciência é prática e de um modo geral está aí para melhorar a vida, resolver problemas, dar uma avanço em tecnologias, coisas do tipo. No filme vemos isso, o Matt Damon começa a responder perguntas e solucionar problemas, como o fato de que ele logo não terá mais comida, ou como ele pode se locomover de um lado para o outro sem que o seu transporte pare no meio do caminho. É realmente lindo de se ver esse tratamento científico, mas sem complicar demais as cabecinhas de quem está assistindo como certos filmes gostam de fazer. O legal desse filme é se levar a sério mas não se levar a sério demais. 


Outro ponto alto do filme é a linda fotografia. As paisagens de Marte são de tirar o fôlego, é possível acreditar que estamos vendo Marte nas imagens do filme e que o Matt Damon deu um rolê lá. Eu amo filmes com lindas fotografias, posso dizer que estou com sorte nos filmes que ando escolhendo assistir. 
O elenco é muito bom, Matt Damon tem o talento e o carisma necessário para o personagem, e todo o resto do elenco de ótimos atores, muitas figuras conhecidas e todos desempenhando muito bem os seus papéis.


Ponto fraco, eu não sei se tem um ponto fraco, talvez essa coisa toda clichê "americanos salvando o mundo" que normalmente acontece em filmes desse tipo, mas não chega a ser algo que realmente atrapalhe, na verdade aqui nem foram tanto só os americanos no fim das contas. Mas ainda tem "aquele" clima, talvez algumas pessoas entendam o quê eu quero dizer. 

Enfim, o filme é acima da média, acho que dou 5 estrelas para ele, talvez eu resolva ler o livro, não prometo mas é uma possibilidade. 

E Matt Damon, pare de se meter em enrascadas, por favor. Toda agora alguém salvando você, querido.  

2 comentários:

  1. LEIA O LIVRO!!!
    Eu adorei o filme mas o livro é muito melhor, o maldito planeta está realmente se esforçando para matá-lo e ele continua arrumando um jeito de sobreviver.
    Matt Damon está perfeito, tem o carisma e o sarcasmo que o personagem pede. Todo o elenco está muito bem e chorei de rir com "Conselho de Elrond"
    A fotografia é de tirar o folego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conselho de Elrond eu tive que pausar por um momento para rir e olhar pra cara do Sean Bean hauahuahau por sinal se fosse o Sean Bean em Marte, sabemos o que teria acontecido. Vou ler o livro, deve ser interessante mesmo o planeta tentando matá-lo a todo custo e ele lá sobrevivendo.

      Excluir