E começando os posts da Awards Season (temporada de premiações), já mirei direto num dos principais candidatos aos prêmios todos (pelo menos aparentemente), O Regresso, filme do Alejandro González Iñarritu (sim, ele mesmo, o diretor de Birdman, dentre outros) com o Leonardo DiCaprio, Tom Hardy e Domhnall Gleeson.
Título original: The Revenant
Direção: Alejandro González Iñarritu
Roteiro: Mark L. Smith, Alejandro González Iñarritu
Elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Domhnall Gleeson.
País: Estados Unidos
Ano: 2015
Duração: 156 minutos
O Regresso, é um filme baseado numa história real (adoramos!), que foi escrito pelo autor Michael Punke em um livro do mesmo nome e tem uma premissa bastante simples. Hugh Glass, interpretado pelo DiCaprio, está numa missão em um local bastante inóspito em 1823, quando ele é atacado por um urso e ferido gravemente, é abandonado para morrer por seus companheiros. Ele acaba sobrevivendo a este ataque e parte em busca de vingança.
Na verdade ao assistir o filme, notamos que a vingança é muito maior do que parece. Mas a questão da vingança é apenas um plus, o filme é lindíssimo. Eu sou muito fã de filmes com belas fotografias e esse é um dos melhores que eu já vi, até por que ele tem um detalhe que deixa tudo mais interessante. Foi todo filmado com luz natural e é lindo. Só assistindo para entender, eu não conseguirei transmitir a beleza desse filme e da fotografia dele. As paisagens do local escolhido são magníficas.
As atuações são maravilhosas também. Tom Hardy está incrível, ele tem feito muito bem estes tipos estranhos e de caráter razoavelmente duvidoso e o Domhnall Gleeson se destaca nas cenas que aparece, ambos tem atuações muito sólidas que engrandecem o filme. Mas eu não vou enrolar mais, vamos falar do que foi essa atuação do Leonardo DiCaprio?
Muitas pessoas falam que ele tá desesperado para ganhar um Oscar e sei lá eu se ele está mesmo, mas se esse for o motivo para ele se desafiar dessa forma, não vou reclamar mais das injustiças que a academia tem feito para ele nos últimos anos. Que atuação! Eu acho que só falta ele se virar do avesso agora nos próximos filmes dele, a atuação dele foi tão intensa, tão crua, ele quase não tem diálogos mas não é algo que faz falta, você sente todo aquele perrengue que ele passa só pela forma que ele olha. A cena dele lutando com o urso já vale o ingresso, aquilo foi animal (badunts!!!), sério eu fiquei de queixo caído várias vezes durante o filme por que é assombroso o quê ele entrega. E ele realmente comeu aquele fígado cru!!!!
Por sinal o filme tem cenas bastante violentas, não esperava tanto nesse sentido, algumas chegam a flertar com o gore.
Talvez a única reclamação em relação ao filme seja o fato dele ser longo e em alguns momentos perder o ritmo, mas nada que atrapalhe, até por que logo acabamos premiados com alguma cena linda ou atuação fora de série.
DÁ ESSE FUCKING OSCAR PARA O LEONARDO DICAPRIO!!!!