Essa resenha esta pendente há um tempo tão grande, que eu acabei esquecendo de postar. Agora me lembrei por acaso por que vi alguém comentando sobre este livro e achei que era justo postar, até por quê, não conhecem tanto este livro, mesmo com o sucesso de Guerra Mundial Z, que é do mesmo autor.

Título original: The Zombie Survival Guide
Autor: Max Brooks
Tradução: Amanda Orlando e Gabriela Fróes
Ano: 2003
País: EUA
Editora: Rocco
Páginas: 272
Preço: R$ 28,90
O livro é muito divertido, ele é realmente um guia para caso ocorra um apocalipse zumbi (atualmente eu não duvido de mais nada). Se você pegou o livro, pensando que ele é um romance ficcional sobre zumbis, vai se dar mal, ele é exatamente o quê o título diz que é, um guia.
Max Brooks levou essa empreitada muito a sério, o que torna o livro mais divertido, mas ao mesmo tempo mexe bastante com a mente do leitor. Ele fala sobre tudo o que tem por trás do universo zumbi, como surgiu, os tipos, os nomes, toda a mitologia por trás desse universo e é tão bem escrito, que parece científico. Em alguns momentos dá para imaginar que o apocalipse zumbi está próximo e que o leitor está apenas se preparando para sobreviver a isso.
Mas o que é preciso para sobreviver aos zumbis? Quando vemos um filme ou lemos um livro ou quadrinho sobre o assunto (ou assistimos uma série tipo The Walking Dead), percebemos que existe algo que sempre acompanha os sobreviventes, mais do que água, mais do que comida, mais do que qualquer coisa. Sim, as armas (e a quantidade infinita de munição). No guia de Max Brooks, ele explica sobre tudo o quê é necessário sobre o manuseio de armas para sobreviver aos zumbis. E sobre todas as armas, quais são as vantagens e desvantagens de cada uma, sabemos que para matar um zumbi é preciso acertar sua cabeça, então ele mostra como não é nada fácil acertar uma cabeça de um zumbi com uma arma de fogo, inclusive arma de fogo normalmente nem é a melhor opção. Graças a The Walking Dead eu coloquei a katana e a besta no topo da lista de melhores armas contra zumbis.
Ele também explica de forma extremamente detalhada, o quê você deve fazer caso resolva fugir em busca de ajuda, o quê fazer para sobreviver em um mundo cheio de zumbis, por que em algum momento, não existirá mais nada organizado no mundo tomado pelos mortos vivos e você precisa saber o quê fazer. Também é necessário saber para sobreviver nesse mundo, como atacar os zumbis, caso precise enfrentá-los para buscar comida ou procurar outro lugar para viver, mas antes precise fazer uma limpa, como temos o exemplo daquela prisão em The Walking Dead. Percebemos no livro que nada é muito fácil, é preciso sempre muita organização e sangue frio.

Além de tudo o que é preciso para saber como sobreviver, temos no livro vários casos que já ocorreram no mundo de ataques zumbis, mostrando evidências que o apocalipse está próximo, então não marquem bobeira.
É dificil identificar a que estante pertence o livro, se na do humor negro, ou na de terror, ou então na de guias práticos, ele é tudo isso na verdade, certamente muita gente não vai achar graça no livro por que convenhamos, não é um humor comum, eu tenho minhas duvidas se era pra ter sido engraçado na mente do Max Brooks. Acredito que ele levou bastante a sério, começo a imaginar o local que ele vive. Certamente ele tem um local super seguro com suplementos e armas infinito.
Eu recomendo o livro apenas para quem gosta muito do universo dos mortos vivos ou para uma pessoa muito paranóica que precisa estar preparada para todas as situações. Eu não sou tão paranóica mas adoro zumbis desde sempre e achei a leitura muito divertida.