E Minha querida amiga, Paula Guacelli está de volta com mais um post sobre o universo de Hannibal Lecter, agora falando sobre os filmes. Bon appetit!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltei! Vamos retomar nosso especial Hannibal agora com os filmes e seriados inspirados na série de livros de Thomas Harris. Coloquei a lista em Ordem segundo a cronologia dos acontecimentos e não do lançamento dos filmes.
Caçadores de Assassinos
Título Original: Manhunter
Ano: 1986
Roteiro: Thomas Harris, adaptado por Michael Mann.
Direção: Michael Mann.
Elenco: Willian Pettersen, Brian Cox, Kim Greist, Dennis Farina.
Esta versão pouco conhecida foi a primeira adaptação para os cinemas do nosso psicopata querido. O filme tem suas vantagens: William Pettersen está muito bem no papel de Will Graham e temos uma excelente interação dele com sua família (créditos para a cena do Will com o filho dele no supermercado conversando sobre Dr. Lecter). Brian Cox como Hannibal não está de todo mal, mas quando comparado a Anthony Hopkins é bem fraco. Na verdade tirando pelo Pettersen acho todo o elenco um tanto que deslocado. Outro grande problema para mim é como um típico filme dos anos 80 acho tudo muito colorido, falta aquele clima sombrio que uma história sobre um psicopata pede, fora a trilha sonora que corta completamente o clima.
Dragão Vermelho
Título Original: Red Dragon
Ano: 2002
Roteiro: Thomas Harris, adaptado por Ted Tally.
Direção: Brett Retner
Elenco: Anthony Hopkins, Edward Norton, Ralph Fiennes, Emily Watson, Philip Seymour Hoffman
Um dos meus filmes preferidos da vida! Aqui todo o elenco está afinado, até quem aparece pouco, compreendeu perfeitamente do que a história se trata e tudo é perfeito. Muito bem adaptado, fora que o começo fazendo uma breve retrospectiva do ataque do Hannibal ao Will já dá uma ideia do que nos aguarda. Ralph Fiennes prova mais uma vez o excelente ator que é ao dar a vida a um psicopata tão genial (e delícia!) quanto Dr. Lecter, em algumas cenas, principalmente quanto ele interage com Reba (a igualmente maravilhosa Emily Watson) eu chego a torcer por ele, que ele melhore e deixe toda essa loucura de lado e vá ter uma vida feliz. Mas convenhamos que não existe felicidade no universo Hannibal.
O Silêncio dos Inocentes
Título Original: The Silence of the Lambs
Ano: 1991Roteiro: Thomas Harris, adaptado por Ted Tally.
Direção: Jonathan Demme
Elenco: Anthony Hopkins, Jodie Foster, Scott Glenn
Mais um dos meus filmes preferidos! Acho que é uma das melhores adaptações para o cinema que já vi, quem leu o livro entenderá. Clarice é um dos personagens mais bem escritos que existem e Jodie Foster está magnífica no papel, ela e Anthony Hopkins têm uma química incrível. Fora que no filme temos algumas das cenas mais icônicas no mundo do cinema.
Acho que assim como Red Dragon o filme/livro não é sobre Dr. Hannibal, mas sobre os detetives, sobre o que os motiva e sobre a influência de Lecter na vida deles. Como bônus nesse filme considero todas as cenas lindas que Clarice, mesmo sendo subjugada por ser mulher, kick ass de forma espetacular, amo a cena que ela entra no elevador com vários homens maiores do que ela, e a cena na casa funerária na qual ela manda todos os policiais se retirarem.
Este filme é também muito especial para nós, fãs dos filmes de terror por ser o primeiro filme do gênero a ganhar o Oscar de melhor filme, além de Oscar de melhor ator e atriz para o Hopkins e a Foster. Muito merecido por sinal.
Hannibal
Título original: Hannibal
Ano: 2001
Roteiro: Thomas Harris, adaptado por David Mamet e Steven Zaillian
Direção: Ridley Scott
Elenco: Anthony Hopkins, Julianne Moore, Gary Oldman, Ray Liotta
Bem, aqui nós temos um livro que já foi mal escrito, então não há muito o que esperar do filme. Mesmo com um elenco fantástico, não foi possível salva-lo. Eu me pergunto até hoje, como Julianne Moore, uma atriz fantástica, teve uma interpretação tão meia boca nesse filme. Nem mesmo Hopkins conseguiu passar a essência do psicopata genial que tivemos nos filmes anteriores. Hannibal é sim um psicopata sem escrúpulos e sem sentimentos, mas nunca foi um carniceiro, e foi nisso que o transformaram, tiraram toda a classe que sempre o acompanhou. Saiu o terror psicológico, onde a violência era implícita e entrou a violência gráfica. Vale lembrar que Jodie Foster recusou voltar ao papel de Clarice Starling ao ler o roteiro.
Hannibal – A Origem do Mal
Título Original: Hannibal Rising
Ano: 2007
Roteiro: Thomas Harris.
Direção: Peter Webber.
Elenco: Gaspard Ulliel, Li Wong, Domic West, Rhyas Ifans
Aqui temos um caso complicado. Se fosse um filme ‘avulso’ até seria um bom filme, mas quando sabemos o que o personagem se tornará é difícil acreditar que foi assim que ‘nasceu’ Hannibal Lecter. Ainda acho que o livro vale a pena ser lido, mas o filme é totalmente fora do que temos em ‘Silêncio’ e ‘Dragão’.
Próximo post será o último deste especial sobre Hannibal Lecter, falando da série da NBC, Hannibal.