Com a proximidade da segunda temporada do seriado Hannibal, resolvi fazer um post especial sobre o universo do Hannibal Lecter. Para ficar melhor ainda, pedi para a minha amiga especialista no assunto, Paula Guacelli, escrever sobre o assunto já que ela tem muito mais propriedade para falar sobre. O texto e as opiniões do post são dela mas eu concordo plenamente com tudo então está tudo certo. Obrigada pela ajuda Linha, depois te compro um bife.
Especial Hannibal - Parte 1 - Livros
A pedido da Tang, falarei um pouco a respeito de Hannibal. Preferi separar o assunto em dois posts: um sobre os livros e outro sobre os filmes e seriados.
01. Dragão vermelho
Título original: Red Dragon
Ano de lançamento: 1981
Autor: Thomas Harris
Sinopse: No primeiro livro somos apresentados a um assassino que invade as casas e mata famílias inteiras, chamado pela imprensa de "Fada dos Dentes". Will Graham, detetive afastado das atividades durante a investigação de um caso sobre outro serial killer, é chamado para ajudar nas investigações pelo agente Jack Crawford, porém seu esforço para capturá-lo não é o suficiente, e ele acaba por pedir ajuda ao psicopata Hannibal Lecter, justamente o serial killer capturado por ele.
Thomas Harris é um mestre na arte de escrever psicopatas. Este é um livro que chama a atenção do início ao fim e com um dos plot-twists mais fantásticos que já li. Não tem como não gostar de todos os personagens, inclusive os psicopatas em questão.
02. O silêncio dos inocentes
Título original: The silence of the lambs
Ano de lançamento: 1988
Autor: Thomas Harris
Sinopse: Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar até o assassino, uma jovem treinada pelo FBI entrevista o Dr. Hannibal Lecter. Ao seguir as pistas apontadas por Lecter, a jovem se vê envolvida em uma investigação fora do comum.
Pessoalmente considero o melhor livro da série. Personagens bem escritos, diálogos de tirar o fôlego, situações extremamente verossímeis. Gosto muito da maneira que o autor aborda a relação da mídia com a polícia e como muda o ponto de vista durante a narração. Além de tudo, Clarice é uma das personagens mais bem escritas que já li, o quê faz meu lado feminista se alegrar muito. Novamente temos um final surpreendente e que faz a leitura ser agradável do começo ao fim.
03. Hannibal
Título original: Hannibal
Ano de lançamento: 1999
Autor: Thomas Harris
Sinopse: Sete anos após a fuga de Lecter da prisão, Clarice vê sua carreira no FBI começar a desmoronar. Enquanto isso, Hannibal passa de caçador a caça quando começa a ser perseguido por um homem que sobreviveu a seu ataque. Durante este jogo mortal, os caminhos de Clarice Starling e Hannibal Lecter se cruzam novamente.
O pior livro da série, até mesmo a ponto de não ter vontade de escrever a respeito. Tanto nosso querido psicopata quanto Clarice, estão completamente descaracterizados neste livro. Tenho a sensação que Harris escreveu sem a mínima vontade, somente para atender ao pedido da editora.
04. Hannibal, a origem do mal
Título original: Hannibal Rising
Ano de lançamento: 2006
Autor: Thomas Harris
Sinopse: Hannibal Lecter é um menino como muitos: inteligente, gentil e extremamente carinhoso com a irmã, a pequena Mischa. Mas os horrores da Segunda Guerra Mundial farão deste inocente menino, um dos personagens mais assustadores da história da literatura.
Apesar de considerar este livro desnecessário para a obra como um todo, ainda sim é melhor que o seu antecessor. A história da infância, adolescência e o começo da vida adulta do jovem Hannibal é de certa forma bem interessante e podemos entender um pouco das sua motivações.
Temos alguns personagens interessantes e o autor mostra novamente a característica que o fez famoso. Porém aqui abre uma questão fundamental: psicopatas nascem psicopatas ou se tornam ao longo de suas vidas? Depois de descobrir o passado de um assassino em série, devemos ter mais compaixão por eles?
Descrevi os livros pela ordem de lançamento, mas caso queiram ler na ordem cronológica de acontecimentos, esta é a ordem:
1. Hannibal, a origem do mal
2. Dragão vermelho
3. O silêncios dos inocentes
4. Hannibal
Eu tenho uma vontade absurda de ler esses livros, principalmente a trilogia original. Não faço muita questão de ler esse A Origem do Mal.
ResponderExcluirSerá que é melhor ler depois de ler a trilogia? Como se fosse um fechamento? Eu fico meio ~assim~ com isso, porque eu gosto de falta de explicação pra maldade, sabe? HAHA
Gostei muito do post, fiquei com medo de ter algum spoiler muito monstro, mas não teve nada que eu já não tivesse alguma vaga ideia. Gostei. \o
Eu tava falando com uma amiga que, qual a necessidade de explicar a maldade dele quando nós gostamos justamente é da maldade dele? Mas eu acho que vale a leitura de qualquer forma. Agora Dragão vermelho e o Silêncio dos inocentes é leitura obrigatória pra quem curte esta temática.
Excluir