Título original: The Shining
Autor: Stephen King
Tradução: Betty Ramos
Ano: 1976
País: EUA
Editora: Suma das letras
Páginas: 288
Preço: R$ 29,90
Como eu prometi no post sobre o filme, O iluminado de Stanley Kubrick , vou falar agora um pouco sobre o livro. O filme e o livro se passam no mesmo universo porém, são dois mundos bem diferentes (ambos ótimos). Enquanto que no filme, sinto que a questão psicológica foi mais abordada, no livro temos muito mais momentos de horror fantasia. A parte do enlouquecimento de Jack Torrance está lá, mas o leitor vê o hotel agindo sobre ele de uma forma bem mais direta e presente.
No livro, o quarto 217 cria tanta ou mais tensão quanto Jack, e o filho Danny e sua paranormalidade tem uma importância muito maior, criando em quem tá lendo, uma certa paranoia e medo sobre o que está acontecendo. Danny pode ver tudo o que está acontecendo, vendo coisas que ninguém mais pode ver, percebendo o horror antes que ele chegue, mas como uma criança, não pode fazer nada além de esperar.
Conforme o hotel se torna mais sombrio, Danny passa a ver mais coisas e Jack se torna mais frágil, uma presa fácil para o hotel, que nos deixa cada vez com mais duvidas.
O que tem no quarto 217? Redrum? Quem fala com Danny? Esses seres todos no hotel são fantasmas? Os arbustos realmente se mexem? Esse hotel é realmente mal assombrado ou todo mundo é maluco?
É impossível não sentir-se aterrorizado e completamente entretido ao ler "O iluminado". Este livro ser considerado um dos clássicos da literatura do gênero, é algo justo, assim como o título de mestre do terror de King, que consegue fazer o leitor mergulhar de cabeça na mente dos personagens, logo passando a ter a sensação de que estamos tão loucos quanto Jack Torrance, ou tão apavorados quanto Danny e sua mãe Wendy.
No filme temos a sensação claustrofóbica em relação ao hotel, mas no livro a sensação é que estamos presos em uma dimensão estranha, digna de um filme do David Lynch.
Por fim, a nível de curiosidade, sempre conto que meu primeiro livro adulto foi "O iluminado". A edição era essa da foto abaixo, e infelizmente eu emprestei pra alguém e nunca voltou (nunca emprestem livros). Adoraria achar esta edição em algum sebo.


