Ano: 10/2008
Roteiro: Brian Azzarello
Arte: Lee Bermejo
Formato: Graphic Novel
Editora: Panini Comics (DC Comics)
Já dizia aquele velho ditado popular, "quem anda com louco, acaba no hospício." Essa é a premissa dessa MARAVILHOSA Graphic Novel escrita pelo excelente Brian Azzarello e desenhada pelo tão excelente quanto Lee Bermejo. Estou falando de Coringa, lançada e relançada pela editora Panini.
Essa HQ é sem duvida uma das minhas favoritas por que além de ter o Coringa, tem um roteiro muito perturbado, uso excessivo de violência e uma arte maravilhosamente sombria, que combinou perfeitamente com a história e o personagem. Eu cheguei a ver em algum lugar que esta HQ, foi uma das inspirações do Heath Ledger para compor o Coringa dele e isso só fez eu ficar mais encantada ainda pelo trabalho.
Essa história é contada pelo ponto de vista de Johnny Frost, um bandido de segundo, até terceiro escalão que acaba virando o motorista do Coringa, quando este deixa o Asilo Arkham, sabe se lá por que. Johnny que é um criminoso sem perspectiva de nada, se vê, ao virar o braço direito do palhaço do crime, uma chance de deixar de ser um zé ninguém. Mas na medida que ele segue a convivência com o Coringa, vendo todas as insanidades que ele é capaz de cometer, percebendo que com o Coringa não existe a palavra limite, Johnny nota que está perdendo a sanidade assim como o seu novo chefe.
Mas mesmo assim, Johnny deixa o poder de andar com alguém como o Coringa subir a cabeça, e isso pode não ser a melhor das ideias, já que ele não lida apenas com o maior inimigo do Batman, mas também com todos os outros principais inimigos do morcegão como o Pinguim, Charada, Duas caras, Crocodilo, Arlequina, dentre outros (na verdade eu acho que só foram esses mesmo).
Eu não estou economizando nas imagens por um motivo simples. Nada do que eu disser, fará jus a arte desta HQ. O roteiro poderia ser uma droga ( o quê não é o caso), que ela ainda sim valeria a pena. Esta edição da Panini está linda, capa dura, papel brilhante e eu paguei por um ótimo preço (R$19 na livraria cultura mas acho que a edição voltou a sair de linha).
Eu acho que nem preciso dizer o quanto recomendo essa HQ caso vocês achem ela em algum lugar, mesmo pra quem não é fã deste universo, vale muito, é tudo brilhante nessa história, o modo como o autor retrata a instabilidade emocional do Coringa é demais, você vê inclusive lados que não espera ver dele.
Avaliação:
