Psicose (1960)

Um dos maiores clássicos do gênero do mestre do suspense Alfred Hitchcock, baseado no livro de mesmo nome de Robert Bloch, livro que logo passará por aqui. 


Psicose é sobre Marion Crane, uma mulher que rouba uma bela quantia em dinheiro de sua firma e foge, parando em um hotel de beira de estrada muito estranho....só que não. Quem assiste o filme tem logo a sensação que é uma história sobre a fuga da protagonista mas tem a surpresa de que esta protagonista não dura muito no filme, quando ocorre a icônica cena do chuveiro. Mas se não temos a protagonista logo na primeira parte do filme e agora? 


É quando descobrimos que o filme não é exatamente sobre Marion Crane, ela só foi um modo bastante interessante e um twist bem legal por sinal, para conhecermos esse universo macabro do Bates Motel. Quando Marion chega ao Motel, logo ela conhece Norman Bates, um sujeito um tanto estranho mas que parece inofensivo apesar do jeito meio estranho, muito por conta de sua relação doentia com a mãe, que o domina totalmente. 
Quando Marion sai de cena, conhecemos sua irmã, uma personagem forte e corajosa, como normalmente costumam ser as heroínas de Hitchcock, que quer descobrir o quê aconteceu com sua irmã. Podemos dizer que ela vai fundo demais nas sua imersão no mundo dos Bates.   


O trabalho de Hitchcock em relação aos detalhes e com a câmera, com os cortes e enquadramentos é lindo nesse filme e a atuação de Anthony Perkins como o desequilibrado Norman Bates é tão bom que eu nunca conseguiria ver ele como alguém normal. E a trilha sonora maravilhosa, que é lembrada em qualquer momento de tensão que acontece até os dias de hoje. Outro destaque é o fato de ser em preto e branco. O diretor decidiu por deixar o filme assim, por conta do orçamento e por que acreditou que uma certa cena no chuveiro, chocaria pela quantidade de sangue. E quem acha que um bom filme de terror precisa de muito sangue, não é mesmo?
Um dos melhores filmes da história do cinema, não apenas do gênero, totalmente obrigatório. 

2 comentários:

  1. Primeiramente, KERO SER SUA AMIGA! Hahahahha
    Segundamente: Lovecraft, Hitchcock, Mr. Robot, Stephen King... COMASSIM eu não achei esse blog antes?
    Agora sobre o post, PSICOSE (insira aqui infinitos corações)
    Eu AMO o livro, amo o filme, amo o diretor, adoro ler sobre o caso que inspirou Robert Bloch a criar o Norman Bates, amo tudo. O que são os diálogos nesse filme? Santo Tehlu, só tenho elogios e amor para Psicose <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se tu gosta de tudo isso também quero ser sua amiga xD E tu não deve ter achado o blog antes por que a dona do blog é muito atrapalhada com a frequência das postagens e a divulgação, mas estamos aí devagar e sempre.;D
      E Psicose é tanta coisa, que nada que for dito será justo o bastante. Obrigada pela visita e volte sempre <3

      Excluir