Título original: The Shining
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, Diane Johnson
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
País: Estados Unidos
Ano: 1980
Duração: 144 minutos
Normalmente em 99% dos casos, os livros são melhores que os filmes. Mesmo quando os filmes são bons, o livro tem todos os detalhes que o deixa mais rico. Mas eis aqui, para desespero do grande mestre Stephen King (que odeia este filme), um filme que é tão bom quanto o livro e em alguns aspectos até melhor (eu sei que é unpopular opinion, mas enfim, minha opinião).
O filme é do diretor Stanley Kubrick, um cineasta com um estilo bem próprio com uma fama de ser bastante difícil e conta com Jack Nicholson, ator que leva a loucura de Jack Torrance ao extremo. Tanto ele quanto o Kubrick, criam um cenário sufocante, levando o espectador para dentro de toda aquela insanidade. Normalmente quem assiste se sente meio louco como o Jack ou meio aterrorizado como aqueles que ele persegue e a experiência do filme se torna intensa para quem consegue saboreá-la com a mesma intensidade que ela é apresentada.
Eu posso acabar comprando briga com alguns, mas eu considero o filme em alguns aspectos melhor que o livro (em outros nem tanto). O livro, foi o primeiro livro adulto que eu li, mas eu era bem novinha, fiz um releitura anos depois, e a experiência foi também muito boa. No livro, o psicológico de Jack Torrance, aliado a todo o clima assombrado do Hotel Overlook, faz o leitor sentir uma tensão constante e crescente, a ponto do ápice ser intenso e explosivo. No filme, a sensação é de que o espectador é cozinhado até o momento que a loucura explode. Mas não vejo como defeito, por que para um filme, esta sensação de tédio sufocante funciona melhor do que se sentir na cabeça do protagonista, coisa que só o livro pode fazer tão bem (nesse caso extremamente bem). Mas chega do livro, ele vai ser assunto num post próprio para ele, é que a comparação é inevitável.
Voltando ao filme, Kubrick é adorado por alguns e odiado por outros, mas é inegável o grande trabalho que ele faz nesse filme, a parte estética é de encher os olhos, e as cenas são tão clássicas que as vemos até hoje sendo recriadas em outros filmes. Outro fator de destaque é que o hotel é gigantesco, lindo, parece um lugar ótimo para se passar as férias, mas o diretor consegue fazer com que o lugar se torne extremamente claustrofóbico e assustador, como se fosse um grande labirinto do terror.
Mas como nem tudo são flores, o filme tem suas falhas, as mais citadas são o final que é bem diferente do livro, mas sinceramente não me incomoda, eu me sinto "premiada" com dois finais. Confesso, que na primeira vez que eu vi o filme, o final foi um problema, mas nas seguintes eu senti que o final tem mais a ver com aquele universo. Agora a atuação da Shelley Duvall, não tem como defender. Hoje em dia nos divertimos com os gifs que fazem com as caras e bocas dela, mas em um filme com praticamente três personagens, sendo que dois, o Jack e o menino, com atuações acima da média, tornam a presença dela bastante destoante. Sem contar que cenas que deveriam ser apenas assustadoras, ficam um pouco engraçadas, e você acaba torcendo para que o Jack dê um fim nela por que quem aguenta aquela histeria desmedida? O Kubrick deve ter sua culpa por não ter se importado muito em dar foco na Wendy, inclusive aparentemente o relacionamento entre o diretor e a atriz não foi dos melhores, mas isso não é desculpa pra atuação dela ser tão ruim, então os dois são culpados por isso.
Por fim o filme não é um clássico atoa, mesmo que alguns torçam o nariz seja lá por qual motivo for, não se pode negar a influência que o filme tem. E pra quem conhece um pouco que seja da obra do Stanley Kubrick, sabe que não poderia ter saído algo muito diferente disso, é a visão do horror do diretor e que no final das contas deu muito certo.
PS: Existe um filme de 1997 que é bem mais fiel ao livro, e para entenderem o que eu quero dizer que as vezes não funciona ser tão fidedigno a obra, assistam aquele filme. É uma droga (mais uma vez, minha opinião, não me batam).
PS²: O trailer desta outra versão: https://www.youtube.com/watch?v=p9rHMAG0LXk





