Título original: Martyrs
Direção: Pascal Laugier
Roteiro: Pascal Laugier
Elenco: Morjana Alaoui, Mylène Jampanoï
País: França
Ano: 2008
Duração: 94 minutos
Enquanto sigo fazendo os posts da maratona de Halloween, que continuarei a postar durante a semana, resolvi resgatar alguns filmes muito bons que assisti e que é uma séria obrigação falar sobre eles aqui, por quê pouca gente conhece. Este filme provavelmente apenas os fãs do gênero terror devem conhecer, por quê é um filme bastante elogiado pelos fãs do gênero.
Mártires não é um filme de terror comum, quem procura apenas por sangue vai gostar por que tem bastante sangue, com cenas e maquiagens bastante realistas, mas quem arriscar mergulhar naquele sangue todo vai ter uma experiência maior.
É impossível ao final do filme a pessoa não pensar pelo menos por uma noite sobre ele e eu adoro filmes que me fazem pensar, acho que esse é um dos trunfos da arte, a pessoa continuar conectada a ela, mesmo que não esteja mais a vendo diretamente.
O filme é sobre Lucie, uma jovem que é raptada e torturada de diversas formas, mas que consegue escapar e depois de muitos anos sendo considerada louca pela maioria, e de certa forma depois de toda tortura ela não ficou exatamente sã, com a ajuda da grande amiga Anna, ela descobre o paradeiro dos seus algozes e busca por vingança.
Poderíamos parar por aqui e teríamos mais um filme sobre vingança como muitos, mas como já disse, Mártires é bem mais que isso. É a partir dessa vingança que toda a trama desenrola. O expectador vai se ver confuso em muitos momentos já que o filme vai passando por fases distintas e a cada momento achamos que estamos vendo um filme que se trata sobre aquela fase, mas quando chegamos a última fase do filme, concluímos que não estávamos preparados para aquilo.
A sessão de tortura do filme pode ser considerada por muitos, simples demais, mas eu acho que considerando tudo que já tinha ocorrido e tudo que viria a ocorrer, está de bom tamanho. Já elogiei mas acho que vale falar novamente que a maquiagem é sensacional, fiquei impressionada, principalmente com certa cena final, reparei cada detalhe e estava tudo muito bom. E não consigo imaginar como deve ser ficar daquela forma, acho que é humanamente impossível mas é esse o objetivo no fim, ultrapassar os limites para alcançar outros. E não falarei mais nada por quê não quero dar grandes spoilers para ninguém.
Recomendo muito o filme para quem não é facilmente impressionável, por que pra quem for, eu acho melhor deixar pra lá mesmo que a ideia do filme seja muito boa, gerando boas reflexões, mas as cenas são fortes para os puros de coração.